quarta-feira, 2 de março de 2011

Estão acabando com a Formula 1

A Formula 1 a cada ano passa por modificações no regulamento que tornam os carros mais dificeis de serem guiados, segundo seus mandatários isso aumenta as chances de erros dos pilotos e a possibilidade de uma variação inesgotável de estilos de pilotagem, tudo para melhorar a categoria. Mas o que acontece a cada ano é a diminuição das ultrapassagens que é a diversão dos espectadores.

Chega a ser um absurdo o que eles bolam. Ano restrasado inventaram o tal do 'Kers', que dava aos carros uma espécie de turbo que podia ser utilizado uma vez por volta durante alguns segundos, e aumentavam o peso dos carros. Ano passado foi o fim do reabastecimento, obrigando que fizessem modificações no projeto de cada carro. Esse ano já estão confirmadas novas regras para as asas traseiras móveis, que pode aumentar o risco de acidentes e erros na corrida.

Para piorar, agora perceberam que está precisando de mais estratégias dentro do circuito mundial, que sempre foram um espetáculo a parte. E eles apenas estão conseguindo complicar ainda mais o esporte. O correto seria testar em outras categorias e o que servir aplicar na Formula 1, como acontece no futebol. No automobilismo está sendo diferente, nesse caso o mais importante é a cobaia.

Bernie Ecclestone, chefe comercial da FIA, surpreendeu a todos com o pedido para que a Pirelli diminuisse a durabilidade de seus pneus obrigando os pilotos a parar mais que as 2 vezes do ano passado, aumentando assim para 3 ou 4 os pitstops de cada piloto. Será uma loucura 25 pilotos parando 4 vezes nos boxes para trocar pneus numa mesma corrida, teremos muitas batidas e congestionamentos com certeza, tudo pela estratégia.

Agora chegou ao limite. Bernie resolveu comentar a hipotese de molhar as pistas artificialmente antes e no meio de cada etapa, para que os pilotos mudem de traçado, pois todos utilizam sempre a mesma linha, emborrachada com o passar dos treinos. Ele alega que as corridas molhadas são sempre emocionantes. O que estão conseguindo fazer não passa de um enfraquecimento ainda maior da Formula 1 que parece perder força a cada ano que passa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário