sábado, 26 de fevereiro de 2011

Reconhecimento da derrota?

Em um comunicado publicado pela Rede Globo hoje, ela avisa que está fora da licitação pelos direitos de transmissão dos Brasileirões de 2012,2013 e 2014, sob a justificativa de que o modelo proposto na carta-convite enviada pelo Clube dos 13 inviabiliza 'qualquer perspectiva de um retorno compatível com os investimentos na compra dos direitos'.

Só acho engraçada a cara de pau e o sinismo que a Globo apresentou nesta carta de esclarecimento comunicando a não participação da tal licitação. Nos trechos que ela diz:

"[...]As condições impostas na carta-convite não se coadunam com nossos formatos de conteúdo e de comercialização, que se baseiam exclusivamente em audiência e na receita publicitária, sendo incompatíveis com a vocação da televisão aberta que, por ser abrangente e gratuita, é a principal fonte de informação e entretenimento para a maioria dos brasileiros. [...]"

Quando a Globo foi de acordo com a vocação da televisão aberta? Seria quando ela colocava os jogos para começar 22 horas, mesmo sabendo que acabaria depois da meia noite, para encaixar em sua grade de programação? Seria quando ela colocava jogos ridículos e de baixíssimo nível tecnico em horários comuns e os grandes clássicos em horários e dias que só tendo TV fechada (que era da propria rede) ou pagando caríssimo pelo pay-per-view  (que tambem era da própria rede) para acompanhar, obrigando os telespectadores a dar dinheiro para ela duas vezes (quando assistia o jogo chato a tarde na TV aberta, dando audiencia para os comerciais, e quando pagava o custo para ver na TV fechada)?

Lembrem-se que além de favorecer o Sportv e o PFC e desvalorizar os jogos transmitidos na TV aberta, a globo ainda obrigava as emissoras que quisessem passar os jogos, ter que passar o mesmo que ela estivesse transmitindo, no horário que ela combinou com a CBF para não prejudicar o BBB ou a novela das 8 e nem perder audiencia, caso o jogo da outra emissora fosse melhor que o dela, o que não seria muito dificil pois deixar de ver Botafogo e Madureira enquanto jogam Flamengo e Fluminense ou Corinthians e Palmeiras (jogos que normalmente são transmitidos no PPV) em outra emissora não me parece ser nenhum sacrifício. Sacrificio é ser obrigado a pagar caro para ver em TV fechada, soa quase como extorsão.

Em outro momento a Globo admite ter participação no patrocínio de vários clubes e que sua maneira de transmitir beneficiavam essas empresas ou as obrigavam pagar caro para conseguir um lugar em sua 'seleta' audiência:

"[...]Essa contribuição tem se traduzido no crescimento das receitas dos clubes, não só através das receitas obtidas com a venda dos direitos de transmissão, bem como com a comercialização de outros direitos, incluindo propaganda nos uniformes e publicidade nos estádios.[...]"

Publicidades no estádio que tinha suas verbas convertidas, quase que inteiramente, para a Rede Globo, como se só ela tivesse ocupando a programação com aquilo. E esse trecho justifica o medo que os clubes tinha de abandonar a rede Globo, pois as marcas não iriam mais aparecer no horário nobre criado pela Globo e poderiam deixar de pagar caro aos clubes para estampar suas camisas.

Em resposta à Rede Globo o Clube dos 13 emitiu uma carta também, e depois de muita beijação de mão e puxação de saco, dizendo que estavam "surpresos com a saida da Globo da licitação", Fabio Koff foi certeiro, curto e direto quando apenas disse:

"[...]A entidade que congrega as 20 maiores agremiações do país reafirma seu desejo de união com todos os presidentes de clubes e sua missão de trabalhar de forma limpa, transparente e incansável para que o torcedor, nossa única razão de existir, possa testemunhar um marco histórico de viabilidade econômica no esporte, fator imprescindível para que nosso futebol siga forte, competitivo e recheado de craques.[...]"

Será que isso foi um reconhecimento da derrota por parte da Globo? Será que isto significa um grito de vitória do Clube dos 13? Será?

2 comentários:

  1. Todo monopólio é ruim, e com a Globo não diferente. Transmitir na TV aberta um Botafogo e Madureira como tú disseste e transmitir um Corinthians e Palmeiras no PPV é uma falta de respeito com o brasileiro. E eu digo BRASILEIRO porque são pouquíssimos os que decidem não assistir um Botafogo x Madureira por ser chato, eu sou um que mesmo sendo um jogo baixo, assisto mesmo assim, pois é futebol, e o brasil não é o país do futebol à toa. Então pra ela é mais vantagem por que ganha 2 públicos, os comuns e os do PPV...quem em san consciência ia pagar uma fortuna pra ver Botafogo x Madureira???? Acho que nem os botafoguenses, com todo respeito!!!
    Infelizmente o futebol moderno é só e apenas LUCRO!!
    Grande Abraço!!!
    Excelente blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Claro Rafael... é por isso que eu dou risadas quando leio essa carta da Globo. Desde quando ela é de acordo com a vocação da televisão aberta?

    nunca, a Globo só foi a favor enquanto criava um mecanismo de TV fechada, o lucro dela é sem precedentes e o que paga é uma micharia se comparado ao que recebe e manda no nosso futebol!!

    Quem perde são sempre os torcedores e amantes do futebol como eu, você e a maioria dos brasileiros.

    E muito obrigado pelos elogios, espero que todos gostem também!

    ResponderExcluir