sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

A situação do Clube dos 13 se complica

Se a desgraça do Clube dos 13 (C13) já era grande, piorou ainda mais, Vasco, Botafogo e Fluminense, ameaçados pela Globo de perderem seus patrocinios e parcerias com empresas arranjadas pela emissora, passaram a seguir o caminho de Corinthians e Flamengo, demonstrando assim seu desagrado repentino com a entidade e ameaçando a desfiliação.

Esses times tem negócios com patrocinadores alavancados pela Globo, que por sua vez, tem o rabo preso a estas parceiras por terem a emissora como o unico foco de publico. Esses clubes necessitam do patrocínio, pois tem salários pagos por patrocinadores e investimentos ligados a eles. Isso os tornam reféns da Globo fazendo com que eles não abram mão dos contratos com a emissora, mesmo sabendo que ela terá um valor menor que concorrentes. Como a Record, por exemplo, que apresentou valores muito acima do contrato anterior, mas perde por não ter os mesmos patrocinios que a Globo para oferecer aos clubes.

O mesmo vale para Corinthians e Flamengo, clube que dependem exclusivamente do marketing e da exposição de marcas em suas camisas. Com a Globo há todo um esquema de transmissão que faz esses clubes ter um aumento exorbitante no preço de seus patrocinios, isso vai desde o horário que será transmitido o jogo, até o dia e o canal que serão exibidos. Já a Globo depende deles para alavancar a venda do famoso, pay-per-view e aumentar a audiencia de suas transmissões para a tv fechada e aberta. O que permite aumentar bastante a arrecadação com comerciais.

Clubes de menor expressão também aparentam estar proximos de tomar a mesma decisão, acreditando que sem Corinthians e Flamengo dificilmente teriam bons preços na venda de cotas para televisão. E a verdade é que sem esses dois clubes o Clube dos 13 perde um valor significativo na arrecadação de valores pela transmissão de jogos. Ainda que queira caminhar sozinha e não dar o braço a torcer para estes clubes, que é o que estão fazendo, será muito mais dificil a empreitada.

A verdade é que os clubes tem medo do que pode acontecer quando a Globo decidir chutar o balde de vez e até destruir o que construiu durante decadas.

Depois que o corinthians levantou a bandeira de independencia e teve um aliado e tanto que foi o Flamengo, pouco a pouco, os clubes estão se rendendo ao ditador maquiavelico e voltando pra o aprisionamento e a submissão. Resultado? Ou os clubes que restaram ao C13 derrotam a CBF e fazem a tão sonhada liga independente de clubes, um marco na história do futebol, ou voltam para as algemas do velho ditador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário